DiasMelo

(1925 – 2008)

Escritor, 78 anos de idade e 50 de vida literária, viciado na escrita e no cachimbo, picaroto da Calheta de Nesquim, baleeiro da literatura açoriana.

O Prof. Dias de Melo, continua a escrever e a surpreender, ele que fez da ilha do Pico e dos picarotos  matéria prima dos 30 livros que até à data publicou, em diversificados géneros literários: a poesia, a narrativa, géneros literários: a poesia, a narrativa, o canto, a novela, o romance e a crónica.

Conhecedor da actividade baleeira, olhando-a e sentindo-a como coisa sua, o prof. Dias de Melo, fez grande parte da sua escrita um painel dessa mesma actividade, dando à literatura açoriana um testemunho vigoroso sobre a história anónima e colectiva dos baleeiros da ilha do Pico. Ninguém como ele soube captar a verdadeira dimensão humana, social e dramática da saga baleeira.

Escreveu também com mestria, sobre camponeses, pescadores, operários e muitas outras classes sociais.

Atendendo à grandiosidade da obra literária do prof.,  esta Direcção propõe à Assembleia Geral que  Dias de Melo, passe a constar da lista de Sócios Honorários da Casa do Triângulo.

À consideração da Assembleia Geral.

Ponta Delgada,   27  de Novembro de 2004

OBS.:  Esta proposta foi aprovada por unanimidade.

Nota:  Este nosso Sócio Honorário faleceu, em Ponta Delgada – Açores, no dia 24 de Setembro de 2008